top of page
  • Foto do escritorgdock

LEAN? TOC? 6 SIGMA? WCM? 4.0?

Qual é o modelo “sua empresa” de Gestão Competitiva?


Imagem de Gerd Altmann por Pixabay


E ainda tem TPS (Toyota Production System), TLM (Toyota Lean Management), TLS (TOC + LEAN + SIX SIGMA), SFM (Shop Floor Management), Lean Six Sigma e outros derivados, tais como: Lean 4.0, WCSC (World Class Supply Chain) etc. Mas não para por aí, vale o destaque às centenas de Modelos de Gestão customizados às diferentes empresas no Brasil e exterior, tais como: SIMPS (Sistema Integrado Marcopolo de Produção Solidária), SWHBP (Sistema WHB de Produção), PAMC (Processo Araforros, LMS (Lear Manufacturing System) etc. etc. etc.

Este ano, o IMAM completa 40 anos, período que pudemos acompanhar a transformação dos modelos de gestão, desde as primeiras iniciativas (anos 70), como os CCQ’s (Círculos de Controle de Qualidade) em empresas como Embraer, Johnson & Johnson e Volkswagen, até os modelos atuais focados em resultados e que já encantaram e formaram milhares de profissionais por todo o Brasil.


Evolução profissional no Brasil

Hoje, o Brasil possui milhares de profissionais com formação em LEAN, Six Sigma, TOC, WCM...

Sim, o Japão continua sendo referência em qualidade e produtividade, como constatamos em quase 650 visitas técnicas que já realizamos às empresas japonesas, mas muitos profissionais e empresas aqui no Brasil também já se tornaram referências mundiais e exportam conhecimentos e experiências de sucesso. Apesar de nossos desafios econômicos e sociais, temos inúmeros nichos de excelência profissional que precisam ser cada vez mais valorizados e multiplicados.

Evolução dos Modelos de Gestão

A partir de experiências (passado), bem como da aplicação de novas iniciativas e conceitos (presente e futuro), os modelos de gestão também evoluem continuamente (kaizen).

Uma das curiosas maneiras de se observar comportamentos é visualizar a curva de tendência de termos pesquisados no Google.

Não conclua nada a partir da visão isolada destes dados, mas reflita e construa análises a partir de seus conhecimentos e experiências adquiridas.

Diagrama Simplificado de Modelos de Gestão Competitiva

Compartilho aqui nossa visão sobre os diferentes modelos de gestão e, obviamente, sem a pretensão de estabelecer o certo e o errado.

No início dos anos 2000, a partir das experiências adquiridas com a aplicação de técnicas “japonesas” (desde 1985), concluímos que a “melhor” estratégia de implementação de modelos de gestão competitiva (ex.: TOC, LEAN, 6 SIGMA, WCM...) estava baseada nas melhores práticas de cada modelo. Esta estratégia, baseada na construção de modelos customizados para a “SUA EMPRESA” a partir dos inúmeros caminhos apresentados no Diagrama Simplificado de Modelos de Gestão Competitiva, tem se mostrado TÉCNICA, COMPORTAMENTAL e ECONOMICAMENTE viável e por isso que a utilizamos até hoje.

Denominamos de Diagrama Simplificado pois, apesar de estar retratando muitos diferentes modelos de gestão de forma integrada (LEAN, TOC, 6 Sigma e WCM) e inúmeras técnicas que se aplicam a vários modelos, o universo é bem mais amplo do que podemos visualizar no diagrama.

Gestão 4.0

Avançar em 1. Qualidade da Informação, 2. Conectividade, 3. Sistemas de Apoio à Decisão e 4. Sistemas Autônomos, também é resultado de uma customização que deve respeitar o atual momento e necessidades de cada negócio, bem como as expectativas de seus profissionais (liderança) em melhorar, inovar ou mesmo “disruptar” (foco na inovação disruptiva). Por isso, a Gestão 4.0 aparece no diagrama simplificado como a base que apoia a melhoria no desempenho de todo e qualquer modelo de Gestão Competitiva.

Estudo de Caso

Apenas como exemplo, veja o modelo de gestão customizado (SWHBP - Sistema WHB de Produção), adotado pela WHB, empresa de autopeças com mais de 2.000 empregados e que foi desenvolvido a partir de profissionais especialistas em LEAN, TOC, SIX SIGMA e WCM. O Sr. Teodoro Hübner Filho, fundador da empresa, destacava no início da construção do modelo de gestão: “Precisamos de um Modelo de Gestão Competitiva à prova de Terremoto”.

Observe que, apesar do Sistema WHB de Produção aplicar as melhores práticas de cada modelo de gestão, não se preocupa muito com as siglas, mas principalmente com a qualidade de sua aplicação e seus resultados, além de fazer com que estratégias, processos, tecnologia e pessoas se consolidem.

Que este artigo possa contribuir com reflexões... e estejam à vontade se desejarem utilizar conteúdos e/ou compartilhar.

Sucesso a todos e vamos em frente!

Edu BANZATO

fonte: https://www.linkedin.com/pulse/lean-toc-6-sigma-wcm-40-eduardo-banzato?trk=portfolio_article-card_title

12 visualizações0 comentário
bottom of page