UNITIZAR x CONSOLIDAR

Estes conceitos permeiam diariamente o comércio exterior e apresentam confusão. Portanto, faremos a análise de acordo com a legislação.


Imagem de Wolfgang Schröpfer por Pixabay


UNITIZAÇÃO: Unitizar é a parte física em que as mercadorias são acondicionadas em uma única unidade de carga como o contêiner, pallet etc. e NÃO se confundem com embalagem.

Por isto que é ilegal a fiscalização reter o contêiner juntamente com a mercadoria.

CONSOLIDAÇÃO: Consolidar carga é a parte documental da unitização. Nos termos da legislação é o acobertamento de um ou mais conhecimento de carga para transporte sob um único conhecimento.

Vamos exemplificar: 10 exportadores estrangeiros com cargas diferentes contratam um agente de carga que unitizará as mercadorias no contêiner. O armador emitirá um conhecimento Master ao Agente de Carta que emitirá 10 conhecimentos (filhote) para os exportadores.

Note que o Agente de Carga CONSOLIDA a documentação das mercadorias unitizadas dentro do contêiner. Quando a mercadoria chegar no Brasil, os clientes liberarão o conhecimento com o Agente Desconsolidador

Entendeu a diferença compartilhe este texto com o amigo; não entendeu deixe uma mensagem para eu retornar ou fazer um vídeo educacional. Não concorda, envia uma mensagem. ☺️

👉 Saiba mais https://lnkd.in/d4BA9K3

fonte: https://lostadocalomino.com.br/unitizar-x-consolidar/

1 visualização

GENERAL DOCK CONSULTORIA E LOGÍSTICA LTDA.

JUCESP - SEFAZ - ARMAZÉNS GERAIS - AUDITORIA - SISTEMAS WMS (SaaS)- AUDITORIAS

Rua Visconde de Inhomerim, 570 - WorkSpace - Moóca - São Paulo-SP CEP 03120-001

 (11) 3588-2752 (11) 98731-0060 - comercial@generaldock.com.br