Dropshipping internacional: oportunidade para empreender a baixo custo
- gdock
- 26 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Modalidade logística permite ao vendedor realizar vendas online sem necessariamente investir em estrutura e estoque próprios. Conheça o dropshipping

Já pensou em ter uma loja virtual de produtos importados sem manter estoque? Essa é a proposta do dropshipping internacional, uma modalidade logística que permite ao vendedor realizar vendas on-line sem, necessariamente, investir em estrutura e estoque próprios.
Esse conceito tem crescido justamente porque não exige altos investimentos. Na prática, o dono da loja dropshipping tem uma vitrine virtual que oferece produtos importados de terceiros, mas é responsável somente por marketing e vendas.
Todos os processos de reserva e entrega são realizados pelo fornecedor original, que também é responsável pelo armazenamento, estoque dos produtos, logística e contratação de funcionários. O lojista virtual, no formato dropshipping, é responsável pela negociação do pedido e por formalizar o tipo do pagamento.
O dropshipping atua dentro dos sites de e-commerce, sem substituí-los. Para o comprador, a vantagem de adquirir produtos em uma loja dropshipping é a facilidade de encontrar itens de um mesmo segmento reunidos, sem precisar pesquisar em vários sites, o que traz praticidade e economia de tempo.
Parceria entre vendedor e fornecedor
O dropshipping também é visto como uma forma de parceria entre vendedor e fabricante ou produtor. Neste caso, o lojista responsável pelo canal de e-commerce atende o consumidor e faz, além da venda, a escolha dos produtos, a divulgação, as campanhas, promoções, o engajamento e sinaliza a venda ao fabricante, que, por sua vez, faz o envio direto ao comprador.
O estoque fica na fábrica e a venda acontece em um formato de triangulação entre consumidor - vendedor - fornecedor - consumidor.
O dropshipping internacional é vantajoso porque o lojista não precisa ter os produtos estocados e não faz controle de validade, embalagem, o rastreio e todas as questões inerentes ao controle de peças, transporte e entrega.
Sua função é oferecer as mercadorias e cuidar do relacionamento com o cliente, desde a captação até o fechamento do pedido que será entregue pelo fabricante parceiro.
Ao contrário do que muitos pensam, o dropshipping não concorre com os marketplaces que são, em resumo, uma espécie de shopping de lojas de e-commerce.
É possível trabalhar, inclusive, com a modalidade de dropshipping dentro de marketplaces, mas a questão do prazo de entrega acaba sendo um importante entrave assim como a concorrência de outros vendedores com produtos semelhantes, mas com formatos de envio e preços distintos.
Desafios do dropshipping
O empreendedor que investe em dropshipping tem como principais desafios a dependência dos fornecedores, os prazos de entrega e a indisponibilidade de estoque. Quando alguma dessas etapas não funciona, o produto não é entregue no prazo acordado ou, pior, deixa de chegar ao comprador, causando prejuízos.
A solução está na revisão do fluxo de informações e no reforço do comprometimento entre os parceiros.
Ao trabalhar com a venda de produtos internacionais, também é preciso prestar atenção às tarifas alfandegárias. Outra informação importante é que, na modalidade que envolve intermediação de importação, o negócio não pode ser MEI, deve se enquadrar como Microempresa (ME), EPP ou Eireli.
Agora que você já sabe o que é dropshipping, lembre-se que essa é uma boa opção de negócio para quem pretende iniciar um empreendimento sem muitos recursos. É possível começar a vender rapidamente, sem necessidade de altos investimentos, funcionários ou espaço físico.
Aproveite as oportunidades oferecidas pela internet e não perca tempo, transforme-se no dono do seu próprio negócio.
Comments