top of page

Brasil é destaque em Conferência Internacional sobre Agricultura de Baixo Carbono na Tailândia

  • Foto do escritor: gdock
    gdock
  • 8 de out.
  • 2 min de leitura

Encontro reuniu mais de 300 participantes de 20 países e definiu ações para reduzir queimadas e ampliar o uso de biomassa

ree

O Brasil foi um dos coorganizadores da 2ª Conferência Anual sobre Combate às Queimadas Agrícolas no Sudeste Asiático e Soluções para a Utilização de Biomassa, realizada dia 23 em Bangkok, na Tailândia. O encontro, promovido por adidos agrícolas das Embaixadas do Brasil, Dinamarca, Alemanha e Países Baixos, em parceria com a DLG Asia e com apoio de organismos internacionais, reuniu representantes de governos, empresas, centros de pesquisa e organizações multilaterais de 20 países.

A participação brasileira teve papel central na programação. A adida agrícola em Bangkok, Ana Carolina Lamy, coordenou o painel “Mecanização e Inovação”, que contou com seis especialistas. O pesquisador da Embrapa, Vinicius Bof Bufon, apresentou resultados sobre colheita sustentável de cana-de-açúcar e manejo de resíduos. Lucas Palhares, da Braskem, detalhou iniciativas de parceria com a indústria e o campo para o desenvolvimento de cadeias baseadas em matérias-primas de origem renovável.

As discussões apontaram que a agricultura inteligente para o clima (CSA) é caminho para reduzir queimadas, ampliar a mecanização e fortalecer a resiliência e a renda dos produtores. Ficou evidenciado que a mecanização avança quando integrada à modernização dos sistemas produtivos e a modelos de financiamento adequados, especialmente para pequenos agricultores.

Como encaminhamento, os participantes definiram um roteiro de trabalho voltado ao fortalecimento das cadeias de valor de resíduos agrícolas, à criação de demanda para biomassa e à conexão dos produtores com mercados mais rentáveis. Essas diretrizes buscam orientar governos e setor privado na adoção de soluções técnicas e de mercado.

Com atuação coordenada, o Brasil aprimora o compromisso de compartilhar conhecimento, promover inovação e contribuir para sistemas alimentares de baixas emissões, com benefícios para produtores e consumidores na Ásia e em outras regiões.

Categoria

Agricultura e Pecuária


 
 
 

Comentários


GENERAL DOCK CONSULTORIA E LOGÍSTICA LTDA.
JUCESP - SEFAZ - ARMAZÉNS GERAIS - AUDITORIA - SISTEMAS WMS (SaaS)- AUDITORIAS
Rua Tabajaras, 439 - WorkSpace - Moóca - São Paulo-SP CEP 03121-010
   (11) 4237-4159 (11) 98731-0060 (11)3588-2752 - info@generaldock.com.br

bottom of page