Vazamento de ácido tóxico em empresa de Santa Luzia mobiliza Corpo de Bombeiros
Havia risco que material pudesse atingir o Rio das Velhas e, por isso, militares tiveram que agir rapidamente.

Imagem de Yerson Retamal por Pixabay
Um vazamento de um ácido tóxico mobilizou o Corpo de Bombeiros e funcionários de uma empresa de produtos químicos em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta quarta-feira (9). O risco era de que o líquido pudesse atingir o Rio das Velhas.
O vazamento aconteceu quando um caminhão estava abastecendo um tanque com ácido clorídrico. O produto é muito usado na produção de água sanitária, mas é altamente corrosivo e tóxico.
Segundo o Corpo de Bombeiros, dois funcionários estavam próximos ao tanque na hora do acidente. Um deles foi levado para o hospital com dificuldades pra respirar.
Cerca de 4 mil litros do ácido vazaram. Os trabalhadores da empresa de produtos químicos jogaram mais de 10 mil litros de água, para neutralizar o líquido, que se espalhou rapidamente.
Como o produto corria risco de chegar até o Rio das Velhas, que fica a poucos metros do local, os bombeiros tiveram que agir rápido. Após todo o procedimento, os militares precisaram passar por um processo de descontaminação.
O trânsito na Avenida Beira Rio, que liga a BR-381 a Santa Luzia, teve que ser interditado nos dois sentidos. Um longo congestionamento se formou.
O proprietário da empresa, que estava no local, não quis dar entrevista.
fonte: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2020/12/10/vazamento-de-acido-toxico-em-empresa-de-santa-luzia-mobiliza-corpo-de-bombeiros.ghtml