top of page

Metade do fluxo de de investimento no Brasil é de energia renovável, diz secretária da Camex

  • Foto do escritor: gdock
    gdock
  • 23 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

Marcela Carvalho afirmou que enquanto os investimentos diretos caem no mundo, Brasil e América Latina experimentam aumento. Declaração foi dada durante painel do Brazilian Investment Forum, em Brasília.



A secretária executiva da Câmara de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Camex/MDIC), Marcela Carvalho, apresentou  um panorama sobre os fluxos de investimento no país e na América Latina dentro do painel “O poder das oportunidades regionais” do 6º Brazilian Investment Forum, que ocorre nesta terça e quarta-feira (7/11), em Brasília.  Segundo ela, enquanto no mundo houve queda global, no Brasil e na América Latina, a tendência foi oposta, com aumento no recebimento de investimentos diretos.

No Brasil, os investimentos passaram de US$ 51 bilhões de dólares em 2021 para US$ 86 bilhões em 2022, colocando o Brasil em 5ª posição no ranking mundial, segundo a UNCTAD, e 3º no ranking da OCDE. Quase metade do fluxo relacionada a energias renováveis — energia eólica, solar e biomassa.  “O governo brasileiro tem trabalhado bastante para atrair investimentos exatamente nessas áreas. Em especial o MDIC, com a política de neoindustrialização sustentável e a política de descarbonização. Uma atuação alinhada às missões da política industrial, definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, que também refletem esse fluxo global”, afirmou Marcela Carvalho.

A secretária destacou o trabalho do programa Investe Mais Brasil, plano de ação para facilitar a atração de investimentos produtivos sustentáveis, elaborado pelo Comitê Nacional de Investimentos (Coninv), e convidou representantes dos estados a participarem de discussões mais ativas no comitê.  “Fica o convite para atuarmos muito próximos em questões de facilitação de investimentos, questões regulatórias,  e na busca por esses investimentos e na preparação para que a gente consiga trazer o investimento.”

Participaram deste painel o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; o diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES, Nelson Barbosa; e o CEO da Prumo Logística, Rogério Zampronha, com a mediação de María Florencia Attademo-Hirt, gerente geral do Departamento do Cone Sul do BID.

 BIF – O 6º Brasil Investment Forum segue com uma extensa programação até quarta-feira (8/11). O evento é uma parceria entre MDIC, ApexBrasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e governo federal.

Integrantes do governo e  grandes nomes da iniciativa privada apresentam, sob a ótica de diversos setores, as oportunidades de investimento e o atual ambiente de negócios brasileiro, em novo contexto econômico e social.  Além de mostrar a diversidade de iniciativas que podem atrair investimentos no país, como aquelas oferecidas pelo PAC, os palestrantes discutirão temas como transição energética, desenvolvimento sustentável, inovação e tecnologia, agronegócio e negócios de impacto.


 
 
 

Comments


GENERAL DOCK CONSULTORIA E LOGÍSTICA LTDA.
JUCESP - SEFAZ - ARMAZÉNS GERAIS - AUDITORIA - SISTEMAS WMS (SaaS)- AUDITORIAS
Rua Tabajaras, 439 - WorkSpace - Moóca - São Paulo-SP CEP 03121-010
   (11) 4237-4159 (11) 98731-0060 (11)3588-2752 - info@generaldock.com.br

bottom of page