Despachante Aduaneiro com Certificação OEA
- gdock
- 28 de nov. de 2017
- 3 min de leitura

O Despachante Aduaneiro com Certificação OEA – Operador Econômico Autorizado – é obtido após realizar o exame de qualificação técnica que tem o objetivo de avaliar a capacidade profissional para o exercício da função, fornecendo segurança nas operações de comércio exterior
O programa foi disciplinado pela IN RFB nº 1.598/2015 que permitiu a certificação de importador, exportador, transportador, agente de carga, depositário, operador portuário e aeroportuário e despachante aduaneiro. Veja-se que a lista é taxativa, não havendo Certificação para as comissárias de despacho aduaneiro.
A dificuldade, porém, reside na própria prova. Além de conhecimento em Português, Inglês e Espanhol, a Receita Federal está exigindo um profundo na legislação aduaneira, sendo aplicada uma prova tão complexa como o concorrido e cobiçado concurso para Auditor Fiscal do Tesouro Nacional..
E nesta concepção, além das dicas legais que enviamos aos exportadores e importadores, debatemos os temas que são exigidos nos exames de qualificação técnica na legislação aduaneira e tributária, especialmente para poder levar nossas experiência como advogados da área de comércio exterior para poder aumentar o conhecimento dos que desejam se preparar obter um Certificado de Despachante OEA.
Além dos textos, estamos organizando vídeo aula com Auditores Fiscais e Juízes Federais para difundir o conhecimento e permitir que os interessados possam se preparar em qualquer lugar ou qualquer horário do dia, a fim de poder estudar e ter excelentes resultados.
A Dificuldade da Prova
Despachantes Aduaneiros, Ajudante de Despachante Aduaneiro e alunos da área de comércio exterior sabe que essa prova não é fácil, tendo um grau de dificuldade altíssimo. Mas a cobrança é justificável porque é uma peça fundamental na importação e exportação de produtos no Brasil e sua assistência permite melhor resposta da fiscalização.
Para poder permitir um bom desempenho no exame de qualificação técnica, deve-se observar algumas regras básicas:
Português: A língua portuguesa é extremamente difícil. Não é porque utilizamos todos os dias que a dominamos, especialmente para as provas elaboradas pela Receita Federal. Portanto, domine a língua e estude as “pegadinhas” em provas passadas.
Procure um curso preparatório: caso você tenha tempo e dinheiro para investir, uma boa dica é procurar um curso intensivo preparatório. Caso contrário, utilize hoje as ferramentas “On Line”. Você encontrará excelentes cursos por vídeo aula.
Faça simulados: É importante se preparar e fazer questões relevantes ao tema. Nosso site enviará simulados aos interessados, especialmente próximo aos exames.
Estude por livros comentados: assim você terá uma boa base para argumentar em questões dessa temática. Livros e apostilas ao final de uma vídeo aula é sempre um boa para ampliar o conhecimento.
Leia o Regulamento Aduaneiro: isso mesmo, passe a ler diariamente a fim de se tornar íntimo das regras aduaneiras. Algumas das questões são retiradas diretamente desta legislação.
Não desista: fique atento, pois se você não passar na primeira prova, ainda existirão outras oportunidades para ser Despachante Aduaneiro certificado OEA ou Auditor Fiscal da Receita Federal.
Despachante OEA
O Operador Econômico Autorizado tem a missão de ser um parceiro estratégico das Aduanas que permite aos envolvidos avaliar se as regras legais para a exportação e importação de mercadorias estão sendo cumpridas com o objetivo de zelar pela segurança da cadeia logística da qual participa e que cumpre a legislação tributária e aduaneira.
A ideia é dividir a responsabilidade por todos os envolvidos no comércio internacional, pois o crescimento do comércio exterior não foi acompanhado pelo Estado, havendo hoje clara falha nas fiscalizações aduaneiras de todo o mundo.
Além disto, ao criar excesso de fiscalização importa em atraso na liberação da mercadoria. Portanto, com a prevenção realizada por todos os intervenientes em comércio exterior, há uma melhor agilidade no processo de liberação da mercadoria em área aduaneira, permitindo, ainda, o melhor controle de mercadorias ilícitas, contrabando, lavagem de dinheiro e outras atividades criminosas que ocorrem em comércio exterior.
O Despachante Aduaneiro, por ser um representante do Exportador e Importador, é um importante elo do sucesso das operações no comércio exterior, pois cabe a ele agir preventivamente, orientando e assessorando nas melhores práticas da legislação, o que aponta sua enorme responsabilidade.
Por outro lado, a adesão ao programa OEA é voluntária, ou seja, o Despachante Aduaneiro não precisa desta certificação para realizar suas atividades. Mas empresas com Certificação OEA darão preferência à contratação de parceiros comerciais e prestadores de serviços que tenham esta qualificação.
Ademais, um Despachante OEA, além de ter outros benefícios no momento do desembaraço aduaneiro, poderão elevar o valor de seus honorários, pois fará parte da redução dos riscos e oferecerá segurança aos exportadores e importadores.
Quer saber mais sobre Despachante Aduaneiro com Certificação OEA ? Faça sua “Consulta On Line” ou ligue para o telefone (13) 3222-5688.
Dr. Sidnei Lostado, Advogado
contato@lostadocalomino.com.br