MPN - Multi Purpose Network


MPN - Multi Purpose Network A logística é uma atividade intensa, desafiadora e estressante. Você vive na diversidade do seu dia a dia e pouco tempo sobra para manter-se atualizado. A ideia aqui é antecipar um pouco as tendências internacionais e nacionais que farão a diferença na logística nos próximos anos. É dar “insights” e elementos para apoiar o seu dia a dia deixando-o ligado nas novidades da área antes mesmo delas chegarem ao mercado brasileiro. Meu papel será de curadoria, de identificar, de provocar e desenvolver temas que deverão estar em evidência daqui a pouco. Dar elementos que possibilitem aos leitores uma visão geral sobre o assunto, dicas para utilizar o conceito na sua rotina profissional e referências caso deseje se aprofundar. O primeiro assunto que vou tratar são as redes logísticas multifinalitá- rias (MPN Multi Purpose Networks). Estando os veículos e armazéns adequadamente dimensionados (economia de densidade) e o nível de produção maximizado (economia de escala) como pode se ainda ter ganhos? Pela economia de escopo. Na área de infraestrutura e de comunicações este conceito já é amplamente utilizado. Os postes das empresas de energia elétrica são utilizados pelas empresas de TVs a cabo e de telefonia com custo rateado entre elas. Outro exemplo é nas rodovias, onde uma das principais receitas das concessões rodoviárias é o aluguel do espaço dos canteiros para passagem de fibras óticas. Este uso sinérgico e complementar é denominado economia de escopo. Negócios diferentes, aproveitando potenciais sinergias. Ônibus que transportam pacotes, aviões de passageiros que carregam mercadorias, táxis que fazem entrega de produtos, redes de distribuição Redes logísticas multifinalitárias permitem que negócios diferentes compartilhem recursos 00_Lalt.indd 24 21/12/2016 10:25:04 sobrepostas a redes de assistência técnica são aplicações relacionadas a este conceito. Nos EUA, 40% e na Ásia 60% do fluxo aéreo é feito em aereonaves que transportam carga e passageiros de uma ou várias companhias aereas. Estas operações são reguladas pelos Codeshare Agrément, acordos onde empresas compartilham o mesmo voo repartindo blocos predefinidos de assentos ou espaços de porões. Racionalizamos a nossa Supply Chain mas não olhamos para fora da nossa caixa. Uma MPN - Multi Purpose Network bem concebida pode reduzir muito os custos de Supply Chain, onde armazenagem e transporte respondem por aproximadamente 80%. A MPN Multi Purpose Network é uma evolução do Supply Chain Network (SCN) envolvendo o compartilhamento de recursos entre empresas com finalidades diferentes mas com sinergia espaço temporal de fluxos. A Kimberly-Clark foi pioneira no uso deste conceito. Há oito anos, fez uma operação piloto com a Lever Fabergé (agora Unilever’s Home and Personal Care) nos Países Baixos. Nesta primeira experiência, as duas empresas fizeram entregas conjuntas aos clientes, onde cada empresa enchia metade de cada caminhão. Outros bons exemplos são as empresas de telefonia onde a mesma rede faz distribuição e assistência técnica. Outras empresas estão integrando assistência técnica e logística reversa. Vamos ficando por aqui com uma pergunta: na sua Supply Chain existem possibilidades de ganhos com economia de escopo? Se sim, aproveite. Se não percebe, inove. Caso deseje se aprofundar no assunto sugiro o livro “Optimization and Logistics Challenges in the Enterprise”, editado por Chaovalitwongse, Wanpracha, Furman, Kevin C., Pardalos, Panos M. (Eds.), 2009 Springer. Para conhecer mais o caso da Kimberly-Clark o site http://www.supplychainquarterly.com/topics/Global/ scq201102kimberly/.

Para aprofundar os conceitos o site do LALT www.lalt. fec.unicamp.br/imam. Orlando Fontes Lima Junior Professor Titular da UNICAMP e Coordenador do LALT

http://www.imam.com.br/logistica/edicoes/315.pdf


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